Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
25 de Abril de 2024

Planos de saúde deverão cobrir teste sorológico para detecção de Covid-19

Publicado por Ana Helena
há 4 anos

Em reunião dessa quinta-feira, 25/06, a ANS aprovou a inclusão de teste sorológico para diagnóstico de Covid-19 no rol de procedimentos de cobertura obrigatória dos planos de saúde. A medida foi efetivada em razão da decisão judicial proferida nos autos da Ação Civil Pública nº 0810140-15.2020.4.05.8300, que ainda está em fase recursal.

Desde março, os planos já estavam obrigados a cobrir o exame RT-PCR, que detecta apenas a contaminação no momento da coleta, mas não informa se o paciente já teve contato com o vírus anteriormente. Os exames sorológicos - pesquisa de anticorpos IgA, IgG ou IgM (com Diretriz de Utilização), dão ao médico uma resposta mais completa, pois permitem saber se o paciente já foi infectado e curado ou se apresenta quadro ativo de Covid-19.

Os referidos exames passam a ser de cobertura obrigatória para os planos de saúde nas segmentações ambulatorial, hospitalar (com ou sem obstetrícia) e referência, nos casos em que o paciente apresente ou tenha apresentado os seguintes quadros clínicos: Síndrome Gripal - quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória; e Síndrome Respiratória Aguda Grave - desconforto respiratório/dificuldade para respirar ou pressão persistente no tórax ou saturação de oxigênio menor do que 95% em ar ambiente ou coloração azulada dos lábios ou rosto.

Fonte: Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS

Quer saber mais?

Acesse: www.anahelenaguimaraes.adv.br

https://www.instagram.com/anahelena.advogada/

Ou mande um e-mail para: anahelenaguimaraes.adv@gmail.com

  • Publicações45
  • Seguidores25
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações243
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/planos-de-saude-deverao-cobrir-teste-sorologico-para-deteccao-de-covid-19/867003457

2 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)

Excelente notícia!
Essa aprovação já garante a cobertura ou ainda falta alguma regulamentação ou burocracia? continuar lendo

Olá. A cobertura já está valendo desde o dia 29/06. Lembrando que é necessário pedido do médico para que o exame seja coberto pelo plano. continuar lendo